segunda-feira, 25 de março de 2013

Conceito de sustentabilidade

Viver em sustentabilidade é usufruir o que se tem sem prejudicar as gerações futuras. Ser sustentável é usar somente o necessário, promover o melhor tanto para as pessoas, assim como para o meio ambiente.


Pensar em viver de uma forma ecologicamente correta para algumas pessoas é algo muito difícil, mas mal sabem elas que o mais difícil é restaurar o que já foi destruído pelo homem, muitas vezes até impossível. Sabendo que os recursos naturais do nosso planeta são finitos, devemos preservar os componentes do ecossistema de maneira sustentável.



 O desenvolvimento insustentável é aquele que, á favor do crescimento da economia, começam a consumir a energia e os recursos naturais de uma forma crescente e inconsciente, levando assim, o esgotamento dos recursos naturais.



Para poder evitar o esgotamento dos recursos naturais, é necessário incentivar o crescimento econômico de maneira consciente, onde se priorizam a qualidade de vida das pessoas em relação ao meio ambiente, sempre pensando em reduzir as matérias- primas, incentivando sempre a reutilização e a reciclagem.


A sustentabilidade nada mais é do que uma conciliação entre a sociedade, crescimento econômico e preservação ambiental. Preservar é sinônimo de sustentabilidade!




 

O desmatamento é um processo de degradação da vegetação nativa de uma região e pode provocar um processo de desertificação. O mau uso dos recursos naturais, a poluição e a expansão urbana são alguns fatores que devastam ambientes naturais e reduzem o número de habitats para as espécies. Um dos principais agentes do desmatamento é o homem.  últimos anos, a atividade humana tem invadido o meio ambiente em diferentes escalas e velocidades, o que resulta na degradação de biomas.



 


 
Além de lançar na água no ar e no solo as substancias toxicas,o homem também.
 
 agride o ambiente capturando e matando animais silvestres e aquáticos e destruindo  matas.Muitas florestas ja foram derrubadas para dar lugar a estradas, cidades,plantaçôes, pastagens ou para fornecer madeira.

 

 
 
 
 




No processo de desmatamento, primeiro são retiradas as madeiras de árvores nobres, depois as de menor porte e, em seguida, toda a vegetação rasteira é destruída. As queimadas também são causas de destruição de matas. Elas acabam com o capim e a cobertura florestal que ainda sobrou da degradação.O desmatamento da Amazônia provoca impacto na biodiversidade global, na redução do volume de chuvas e contribui para a piora do aquecimento global. 
 
 
 
 
 
                 Como podemos preservar o meio ambiente?
 
Preservar o meio ambiente não é nada mais do que a nossa obrigação, pois o meio ambiente é o nosso lar. Para isso, não jogar lixo no chão, não fazer queimas, em fim, não poluir o meio ambiente e também não maltratar os animais e as árvores. Temos que preservar o meio ambiente.
 
 
 
No entanto, devemos plantar outras mudas e arborizar o meio ambiente, por que é o planeta onde vivemos e necessitamos dele para sobreviver. Então, temos que ajudar o meio ambiente jogando lixo no lixo, acabando com as queimadas, com a poluição das águas dentre outras coisas.
 
 
 Para que todos tomem esse tipo de atitude. Não custa ajudar preservar, se cada fizesse a sua parte, a situação estaria um pouquinho melhor.
 
 
 
 
Portanto, a preservação do meio ambiente depende de cada um de nós e da nossa força de vontade, não há mais tempo para a destruição, e sim para a colaboração. Assim como diz o ditado popular “Família unida já mais será vencida e a união faz a força”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário